Novembro Azul: Prevenção sobre o Câncer de Próstata

Compartilhe esta notícia:

Depois do Outubro Rosa – que é dedicado à prevenção do Câncer de Mama –, o Novembro Azul vem para conscientizar sobre a saúde masculina. Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em meados de 2011, a data surgiu para tratar especialmente do Câncer de Próstata.

Assim como o Câncer de Mama, as chances de cura para o de próstata são maiores quando o problema é diagnosticado precocemente e um dos principais desafios na prevenção da doença é diminuir o preconceito com relação a um dos meios de detecção da doença: o toque retal, já que Ir ao urologista ainda é um tabu para muitos homens.

Como é o diagnóstico

Os exames rotineiros são os principais meios para detectar a doença rapidamente. Porém, por mais que o hábito pareça básico, muitos brasileiros deixam as consultas médicas em segundo plano. 

Por isso, a partir dos 45 anos é que o homem deve procurar um urologista para check-ups anuais. Já para pessoas com casos de câncer de próstata na família – especialmente em parentes de primeiro grau –, as consultas devem começar mais cedo, normalmente a partir dos 40. 

Os sintomas da doença

Esse não é um tipo de câncer em que nódulos podem ser vistos de forma simples, já que a próstata se localiza próxima da bexiga. Em muitos casos, não há sintomas aparentes, mas certas alterações podem indicar a doença. Dificuldade para urinar e mudança no jato de urina e no hábito urinário – como acordar à noite várias vezes para urinar – são alguns deles. Em fases mais avançadas da doença, podem ocorrer ainda dor óssea e pélvica. 

Essas alterações não ocorrem apenas em casos de câncer de próstata, por isso é imprescindível procurar um médico. Elas podem estar relacionadas com outros problemas, como prostatite – que é uma inflamação da próstata – e hiperplasia prostática benigna – um aumento da glândula que causa dificuldade de urinar.

Quem está em risco

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é que se observe maior incidência da doença. Por isso é importante rastrear se há esse tipo de câncer a partir dos 45 anos.

Compartilhe esta notícia: